Há empresários que evitam falar do assunto contabilidade. Muitos alegam que a contratação de uma contabilidade especializada é desnecessária, pois, eles próprios fazem a contabilidade de suas empresas.
Esse pensamento cai por terra e acabam recorrendo à contabilidade especializada quando, no dia-a-dia empresarial, se deparam com as rotinas contábeis. É nesse momento que inúmeras dúvidas surgem, a tensão ocorre quando situações que vai desde um simples fechamento de folha de pagamento até um minucioso cálculo para recolhimento de impostos acontecem.
Pois bem, hoje falaremos um pouquinho da importância da contabilidade para sua empresa, de que forma podemos contribuir para a sustentabilidade dos seus negócios.
Mas antes de irmos direto ao ponto, é necessário que você compreenda o que é contabilidade.
A contabilidade é, na prática, a ciência ou serviço social que estuda e controla o patrimônio das empresas por meio de registros contábeis dos fatos e suas respectivas demonstrações de resultados produzidos.
Por isso, é fundamental para empresas de todo o porte, pois, tem o papel crucial na tomada de decisões. Com informações e relatórios que somente um contador pode compreender que, um empresário nada faria com dados tão relevantes.
Segundo artigo da Nucont, A contabilidade pode assumir vários papéis. O primeiro deles se relaciona a seu objetivo, que é fornecer informações econômicas para governos, fornecedores, bancos, investidores, funcionários e sindicatos. Cada grupo principal de usuários dessas informações poderá, a partir delas, avaliar a situação econômica e financeira da empresa e fazer inferências sobre suas futuras tendências.
Essas informações envolvem contas a pagar e a receber, patrimônio, etc. A partir disso, são geradas as demonstrações contábeis, tais como Balanço Patrimonial, Demonstração do Resultado do Exercício, Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados e Demonstração de Origens e Aplicação de Recursos.
Existem também dados que não são facilmente indicados nas demonstrações contábeis. É o caso de mudança de critério contábil, taxas de juros, e taxas de depreciação do ativo imobilizado. Esses dados são demonstrados nas Notas Explicativas, mas também fazem parte do papel da contabilidade.
É neste ponto que a contabilidade assume o papel de instrumento necessário no processo de tomada de decisões de pequenos e grandes negócios. Em suma, os dados econômicos são coletados, mensurados monetariamente, registrados e organizados em formas de relatórios ou comunicados para o empresário. Munido dessas informações, ele traça as melhores estratégias para o negócio.
Podemos dizer, portanto, que o papel da contabilidade é medir os resultados das empresas, avaliando o desempenho dos negócios, e, a partir daí, dar diretrizes para as tomadas de decisões benéficas para a sustentabilidade e crescimento de sua empresa.